O que é Growth Hacking e como essa estratégia vai fazer a sua empresa chegar ao sucesso?

Growth Hacking é uma estratégia de marketing focada em crescimento acelerado de negócios. Ela foi desenvolvida por Sean Ellis, em 2010, mas está cada vez mais em evidência, por ser utilizada principalmente por empresas de softwares que fugiam da estagnação.

Na época, Sean Ellis observou que as empresas que conseguiam um crescimento acelerado, possuíam alguns pontos em comum, então, ele resolveu mapear essas empresas e relacionar quais eram os pontos em comum que proporcionava esse crescimento acima da média.

O que ele percebeu:

Essas empresas fugiam do Marketing Tradicional: Ou seja, elas buscavam sempre formas inovadoras de divulgar suas marcas. Diferente do que acontece com a maioria das empresas, que buscam sempre  “imitar” o que as outras já fazem. O que dá certo para uma, nem sempre dará certo para outras. Cada negócio tem suas próprias características e especificidades. É como receitas mirabolantes para emagrecer: A receita que conduziu alguém perder 20 quilos, pode ser fatal para pessoas com metabolismo diferente daquela.

Essas empresas criaram times focados em descobrir brechas de crescimento: grupo de pessoas de diversas áreas, discutindo as possibilidades, em visões completamente diferentes do negócio, desde pessoas analíticas e científicas, até os mais criativos.

Essas empresas focaram mais em análises e dados: não agiam mais de acordo com achismos. Tudo precisa ser testado, registrado e analisado. Todas as estratégias precisam ser metrificadas.

O termo Growth Hacking pode ser traduzido para Brechas de Crescimento sendo estabelecido com o compromisso de achar formas de crescer através de diversos testes e acompanhamentos de experimentações controladas. Os testes A/B, por exemplo, é uma das formas de desenvolver o Growth Hacking. Nada pode ser desenvolvido, se não houver como metrificar os resultados.

Deve-se pensar em uma métrica principal para avaliar os resultados, como número de usuários ativos, Leads qualificados, número de clientes etc. As métricas devem ser pautadas no crescimento sustentável. Vender mais, por exemplo, pode ser conseguido reduzindo o preço, ou reagindo a uma concorrência feroz, o que não significa crescimento e pode até ser prejudicial à saúde financeira e sustentável do negócio.

No Growth Hacking, o crescimento vem da soma de diversos pequenos crescimentos em áreas de sustentação do negócio. Essas melhorias vão garantir um crescimento constante e sustentável.

Para experimentar essa estratégia, é necessário entender que cada experimento tem um tempo de resposta e geração de resultados. Não é da noite pro dia que haverá o crescimento. Mas, sempre há a possibilidade de um hack ser EXATAMENTE o que fará a sua empresa decolar imediatamente. 

Basicamente, o processo de Growth consiste em otimizar os processos que já existem na sua empresa e adaptar processos que já foram validados no mercado. Não são poucas as empresas que quebram tentando criar algo totalmente novo sem ao menos realizar o básico bem feito.

Basicamente, os passos para implantação do Growth Hacking são cinco:

  • Geração de ideias: aqui é onde entra o time multidisciplinar, com membros de todas as áreas de seu negócio, desenvolvendo ‘brainstorm’ sobre um problema a ser resolvido.
  • Modelagem: Estudo de como a ideia escolhida será utiliza/implantada, os recursos, como se espera que essa ideia resolva o problema.
  • Teste: Planeje cada etapa, configure o que será experimentado, teste todo o funcionamento do processo e acompanhe os resultados da aplicação da ideia.
  • Análise de resultados: verificação da eficácia na aplicação da ideia e ajustes para registrar o que foi aprendido com a aplicação da ideia.
  • Próxima Etapa: Se os resultados foram os esperados, é hora de aplicar a ideia em uma escala maior ou adaptá-la para outros problemas.
Uma das principais vantagens do Growth Hacking é que as ideias que deram certo, servem de norte para os nichos semelhantes, dessa forma, bastam ajustes personalizados, conforme as características específicas de cada nicho e a iteração gerada com a ideia, já diminui em muito a curva de assertividade.

Para desenvolver uma estratégia de Growth Hacking na sua empresa, criando um Ambiente de Crescimento Acelerado de Negócio, entre em contato agora mesmo e soltaremos as amarras que impedem a sua empresa de decolar.

Fabio Morgado
Consultoria em criação de Ambientes de Crescimento Acelerado de Negócios.
79 98124 – 7169
Ligue e agende uma reunião experimental. Essa é a etapa principal do Growth Hacking: EXPERIMENTAR.

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